Os shampoos e condicionadores veganos para cabelo trazem consigo muitos benefícios, mas muitas vezes faltam marcas de produtos para cabelo mais convencionais. Mas quais são esses benefícios? Resumindo, os benefícios dos shampoos e condicionadores veganos são:

  • Ingredientes e embalagens mais ecológicos;
  • Ingredientes naturais ao invés de produtos químicos sintéticos;
  • Aromas naturais;
  • Normalmente livre de crueldade.

Os shampoos e condicionadores veganos são ótimas escolhas para você que busca melhorar a sua saúde como um todo, além de beneficiar o meio ambiente. Leia com a gente e entenda melhor!

O que são shampoos e condicionadores veganos?

Sem dúvida você está ciente da tendência crescente do veganismo como uma opção de estilo de vida.

Mas o veganismo não se limita aos alimentos que consumimos, também se estende aos produtos que usamos no nosso dia a dia, incluindo os shampoos e condicionadores veganos. 

Os shampoos e condicionadores veganos não contêm absolutamente nenhum ingrediente de origem animal. Eles também são geralmente livres de crueldade, o que significa que o produto não foi testado em animais em nenhum momento de sua criação e distribuição.

Eles são embalados com ingredientes mais naturais e ecológicos e têm embalagens muito ecologicamente corretas.

Os ingredientes de um shampoo e condicionador vegano são geralmente derivados de plantas e não contêm produtos químicos que possam irritar a pele e ressecar o cabelo. Além disso, a ausência de produtos químicos feitos pelo homem significa que eles também são melhores para o meio ambiente.

Resumindo, usar shampoos e condicionadores veganos significa que você pode reduzir sua pegada ambiental diária e até mesmo obter um cabelo mais saudável no processo.

Como saber se um produto capilar é vegano?

E como saber se estamos escolhendo shampoos e condicionadores veganos de forma verdadeira? Você deve sempre verificar a embalagem antes de comprar, os produtos veganos devem ter o logotipo “vegano”.

Se esse rótulo estiver faltando, isso não significa necessariamente que o produto não seja vegano, já que as empresas têm que pagar uma taxa para incluir o mesmo.

Entre em contato com a empresa ou faça uma pesquisa online para descobrir. Verificar a lista de ingredientes é outra ótima maneira de encontrar produtos veganos, familiarize-se com ingredientes de origem animal para saber o que você está procurando.

Abaixo estão alguns exemplos de ingredientes de origem animal que são encontrados normalmente em produtos para o cabelo.

Exemplos de ingredientes derivados de animais

É importante, ao comprar shampoos e condicionadores veganos, conhecer seus ingredientes. O shampoo pode ser marcado como livre de crueldade e orgânico, mas ainda pode conter mel, por exemplo, ou ingredientes não veganos menos óbvios.

Portanto, pesquise e verifique sempre a embalagem antes de comprar. Abaixo está uma lista de subprodutos animais encontrados em produtos para o cabelo:

  • Biotina: rica em vitamina B, a biotina é usada como texturizante em produtos para os cabelos ela vem do leite e do fermento;
  • Gelatina: proteína obtida fervendo pele, tendões, ligamentos e ossos de vacas e porcos em água;
  • Ácido hialurônico: quando de origem animal, vem dos cordões umbilicais e do líquido sinovial;
  • Queratina: uma proteína que vem dos chifres, cascos, penas e pelos de vários animais;
  • Ácido esteárico: quando de origem animal, vem da gordura de vacas, porcos e ovelhas e pode ser de origem vegetal, incluindo manteiga de cacau e manteiga de karité.

Livre de crueldade não significa vegano

É importante ter em mente que livre de crueldade não significa necessariamente vegano e vice-versa.

Livre de crueldade significa que o produto não foi testado em animais, mas ainda pode conter ingredientes derivados de animais. Portanto, verifique sempre a embalagem primeiro.

Nem todos os produtos para cabelo de uma marca podem ser veganos

Outra coisa importante a ter em mente é que nem todos os produtos de uma marca podem ser veganos, mesmo que a maioria seja.

Uma marca pode ter a reputação de ser natural, orgânica e livre de crueldade, mas alguns de seus produtos ainda podem conter ingredientes de origem animal. Por isso sempre verifique a embalagem para ter certeza. Cuide-se bem e do planeta também! Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e até a próxima!