O piso de tatame é um tapete retangular ou quadrado que antigamente era feito de palha de arroz trançada e prensada. Ele é um o piso tradicional japonês composto por várias esteiras justas e postas lado a lado. 

Com o tempo, essas esteiras têm sido cada vez mais procuradas, especialmente no mundo ocidental, para criar um ambiente ecologicamente correto, livre de substâncias tóxicas, pois consiste apenas de elementos naturais.

Hoje, graças à evolução tecnológica, os tatames são feitos de materiais poliméricos que oferecem maior desempenho do que os antigos tatames de palha tradicionais. Os tatames de EVA, por exemplo, são isolantes térmicos antibacterianos e antimofo.

Graças às juntas, os tapetes tatames modulares são fáceis de montar, desmontar e empilhar, as bordas do tatame são aparadas com especial precisão para evitar a criação de buracos e irregularidades na parede e no revestimento do piso.

A evolução técnica dos materiais permitiu a introdução de juntas em cauda de andorinha no piso de tatame, permitindo um encaixe perfeito, sem o uso de cola para fixá-los no chão ou nas paredes.

Os tradicionais tatames japoneses percorrem uma longa estrada artesanal antes de chegar ao mercado. Na parte superior, são cobertos com uma dupla camada de tecido tradicional japonês chamado de “Igusa” muito parecido com a grama.

A palha de recheio, derivada do arroz, é seca por processo natural durante um ano e cozida em altas temperaturas para remover parasitas e ácaros, esterilizando-a praticamente por completo.

Cada piso de tatame é costurado com uma borda de tecido de algodão branco e ancorado com barbante orgânico. Os tatames são verdes e, à medida que secam, adquirem uma coloração marrom.

O papel do tatame nas Artes Marciais

A tradição relata que o piso de tatame era enrolado e mergulhado em águas por vários dias, depois disso eram usados pelos mestres da espada para testar sua habilidade.

Hoje, em artes marciais como o judô, o piso de tatame é usado como colchão para cair sem traumas ou lesões, enquanto os caminhos marcados pelas cores verde e vermelho indicam as superfícies de competição nas quais o treinamento ou competição acontecerá.

O termo “tatame” em artes marciais indica as esteiras nas quais as atividades acontecem. Os tatames tradicionais possuem características antichoque, por isso são essenciais para a prática das artes marciais.

Modelos e formatos

Com a evolução tecnológica dos materiais, diferentes acabamentos foram desenvolvidos para colchões intertravados. A escolha da textura não é uma escolha de qualidade, mas é específica com base na disciplina a ser realizada no tapete.

Os mais comuns são:

  •         Acabamento de piso de tatame com textura: esta textura evita escorregões acidentais mesmo na presença de condensação ou suor. Pelas suas características, a textura é multidisciplinar e é utilizado a inúmeras situações;
  •         Piso de tatame com acabamento em linhas cruzadas: particularmente adequado como piso tatame de karatê e tatame de kickboxing;
  •         Tatame com acabamento em palha de arroz: este acabamento é o mais apreciado por sua semelhança com os tradicionais tatames japoneses. A textura da palha de arroz é perfeita como tapete de judô.

Cuidados com o tatame

Os tapetes tatame, principalmente os tatames EVA, são muito resistentes e duráveis. Para limpar o piso de tatame se recomenda o uso de aspirador de pó e, somente a seguir, higienizar a superfície com detergente.

Se você se deparar com o tatame tradicional em palha de arroz, deve evitar molhá-los. Nesse caso, a limpeza à base de vapor e o detergente desinfetante serão particularmente eficazes.

Uma vez a cada seis meses, é aconselhável tratar o tatame com óleo natural para preservar o brilho e a integridade da superfície.

É aconselhável guardar os tatames em local seco e protegido da luz solar direta. Um tatame seco é sinônimo de ambiente antimofo e antibacteriano, elementos muito importantes principalmente quando usados em ambientes públicos.

Uma ação fundamental para preservar um tatame é sempre tirar os sapatos antes de pisar neles. Para a limpeza geral de um piso de tatame, nunca use detergentes agressivos que possam danificar a superfície. Gostou de conhecer maiores detalhes sobre esse piso magnífico? Esperamos que sim. Até a próxima!